CIRRI: A JOURNEY TO LONDON
Música para violín y violonchelo en Londres a finales del siglo XVIII
Parte única. Duração aproximada | 60 '
Intérpretes | Mario Braña (violino barroco) & Elsa Pidre (violoncelo barroco)
Bem-vindos a uma viagem pela figura desconhecida do compositor italiano G. B. Cirri e pela vida musical em Londres no fim do século XVIII.
No ano de 1764 o violoncelista e compositor italiano Giovanni Battista Cirri (1724 -1808) chegou a Londres. Esta cidade encontrava-se em plena era georgiana e as suas infraestruturas estavam em rápido crescimento, assim como a sua vida cultural e artística. Cirri foi contratado como músico de câmara do duque de Iorque e diretor de música do duque de Gloucester. A sua primeira aparição pública aconteceu no dia 16 de maio, acompanhando ao violinista Marcella. Ele também participou no primeiro concerto público de Mozart em Londres, quando tinha apenas 8 anos. Além das suas obrigações com a nobreza para a qual trabalhava, Cirri ganhava a vida como solista e violoncelista acompanhante. Participou ativamente na vida musical de Londres, fez parte dos concertos de Abel-Bach, apresentou-se em pequenos concertos que aconteciam nos intervalos de oratórios ou óperas, em concertos solidários e desenvolveu também uma importante atividade como professor.
Neste programa incluímos outras duas obras de dois compositores bastante esquecidos pela história e que compuseram, como Cirri, duos para violino e violoncelo. O primeiro deles é James Cervetto, violoncelista inglês filho do famoso compositor Giacobbe Basevi Cervetto. O duo que se poderá ouvir foi publicado em Londres por volta de 1795. O seguinte compositor a interpretar é Andreas Lidl, virtuoso do baritón e da viola da gamba. Em 1778 estabeleceu-se em Londres e compôs infinidade de música de câmara, incluindo este duo para violino e violoncelo.
Com este programa, o Ensemble Allettamento pretende recuperar algumas das músicas esquecidas de G. B. Cirri para violino e violoncelo, das quais não existem atualmente gravações, bem como incluir outros dois compositores pouco conhecidos para apresentar um panorama musical da XVIII cidade de Londres.
Notas ao programa | Mario Braña e Elsa Pidre